Palestra 1: Tema Acessibilidade

Desenho Universal, uma abordagem metodológica, um caminho para a Arquitetura Humano-amigável e elegante

Universal Design, A Methodological Approach, A Pathway to Human-Friendly and Elegant Architecture

Professor Doutor Hubert Froyen

Resumo da Palestra:

Atualmente, os designers têm atravessado uma falha na zona epistemológica, na qual o ideal renascentista de projetar para a pessoa universal está sendo gradualmente transformado em um objetivo pós-moderno de projetação universal que considere a variedade de pessoas reais em situações reais. O conceito de Desenho Universal (DU) tem vindo a adquirir significado global no campo social, acadêmico e profissional. No entanto, ainda não há um quadro metodológico para estruturar a investigação científica subjacente, que apóie o ensino e esteja relacionado à prática projetual.

Professor Froyen pesquisou o tema por mais de uma década, e escreveu um livro extraordinário (Froyen 2012. Universal Design, A Methodological Approach, A Pathway to Human-Friendly and Elegant Architecture. Boston: IHCD) que capta a história e o contexto do movimento internacional do design inclusivo. Ele analisa a oportunidade de ir além do compromisso conceitual do Desenho Universal e parte de uma estratégia para amarrar a pesquisa empírica e o ensino, a Avaliação Pós Ocupação (APO) e os Padrões de Linguagem de Christopher Alexander considerando o engajamento do usuário/especialista no processo projetual. O objetivo disso em grande escala seria transmitir uma maior diversidade de idéias, formas e materiais para que o espectro de ambientes criados pelo homem possa ser projetado da forma mais inclusiva possível.

Breve Currículo:

Hubert Froyen é professor emérito da Hogeschool Provinciale Limburg, Departamento de Arquitetura, em Diepenbeek, na Bélgica. Estudou arquitetura em Hasselt, Leuven ( Bélgica) e na Universidade de Berkeley (EUA) e antropologia na K.U.Leuven (Bélgica). Possui Mestrado em Arquitetura pela UC em Berkeley  e doutorado, em 2011, pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Ghent (Bélgica). Foi professor de arquitetura na Bélgica desde 1973, e é um membro fundador da Toegankelijkeidsbureau (Escritório de Acessibilidade). 

É  autor de um guia holandês sobre a linguagem de design da Habitação Adaptável (1994) e um conjunto de ferramentas de Desenho Universal (2006). Em maio de 2012, publicou “Design Universal. Een methodologische benadering” em holandês. Esta publicação deu origem ao livro: “Universal Design, A Methodological Approach, A Pathway to Human-Friendly and Elegant Architecture”, publicado em inglês no ano de 2012 pelo Institute for Human Centered Design. Neste livro o autor explora um processo potencial para criação de um método substantivo baseado em evidências (evidence-based design) para esclarecer e inspirar a prática do design universal.